top of page

Escolher um diretor espiritual inadequado? Quais são as consequências?


A direção espiritual é um dos aspetos fundamentais para o discernimento da própria vocação, mas como dissemos em artigos anteriores, esse não deve ser fruto de uma mera escolha pessoal, mas da resposta de Deus. Só Deus, que nos conhece melhor do que ninguém, sabe qual é a pessoa indicada para guiar a nossa alma até à Sua Divina Vontade.


Qual seria a consequência de escolher uma pessoa inadequada? Pensemos no diretor/a como alguém que conduz (dirige) o "veículo da nossa alma". Pode um motorista de ônibus conduzir um barco? Ou um marinheiro conduzir um avião? Não significa que um ou outro não seja bom, simplesmente estão habilitados para guiar transportes diferentes. De certo modo, assim são as almas, cada uma com uma missão diferente e específica, o percurso feito por um barco não é o mesmo feito por um avião.


Termino com um pequeno testemunho pessoal. Quando eu estava em discernimento e pensava em quem poderia ser o meu diretor/a espiritual havia algumas hipóteses, mas graças a Deus, recebi um sinal que me levou à minha diretora. Porém, uma vez, enquanto falava com outra pessoa (que para mim era uma forte possibilidade para ser meu diretor) e lhe falei sobre o meu discernimento e os sinais da minha vocação, os conselhos que me deu foram o oposto do que eu estava a fazer, até ao ponto que me aconselhou para não fazer a experiência vocacional, mesmo com todos os sinais que o Senhor me tinha dado. Saí dali um pouco surpreendida com tal diálogo, mas agradecida a Deus por me ter indicado quem era a diretora certa para mim, caso contrário poderia ter perdido a direção correta ou levado mais tempo para a encontrar a meta!


Se quiserem ver os 4 sinais bíblicos para discernir a própria vocação podem ler o seguinte artigo:


Ir. CMC

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page