O/a guia ou diretor/a espiritual é uma parte fundamental no discernimento vocacional, porém, é necessário ter em consideração como reconhecer a pessoa certa, para que não seja só fruto de uma escolha humana mas sim da resposta de Deus, caso contrário poderia ser maior o prejuízo que o benefício, como mesmo afirma o Catecismo da Igreja Católica: «O Espírito Santo concede a certos fiéis dons de sabedoria, de fé e de discernimento... Aqueles e aquelas que de tais dons são dotados, são verdadeiros ministros da tradição viva da oração: É por isso que a alma que quer progredir na perfeição deve, segundo o conselho de São João da Cruz, «olhar em que mãos se põe, porque, qual o mestre, tal será o discípulo, e tal pai, tal filho». E ainda: o guia, «além de sábio e discreto, é mister que seja experimentado» [...]. Se o guia espiritual «não tem experiência do que é puro e verdadeiro espírito, não atinará a encaminhar nele, quando Deus lho dá, nem ainda o poderia entender» (CIC 2690).
Sendo assim, como podemos reconhecer o/a guia certo/a para conduzir a nossa alma? Eis, uma chave de leitura do nosso fundador, segundo a Palavra de Deus:
1. Através da sua Vida, estritamente Coerente com a Palavra de Deus, mais do que muitos outros, dado que está escrito: “Entendo mais do que os anciãos, porque cumpro as tuas instruções” (Sal 119, 100).
2. Através das suas Palavras, estritamente Evangélicas (cfr Jo 3,31.34) e sobretudo Sensatas (cfr Lc 1,29), dado que está escrito: “Da Palavra se reconhece a Sabedoria” (Cfr. Sir 4, 24).
3. Através do Fogo no Coração como os Discípulos de Emaús… Amém! (cfr Lc 24,32).
4. Através de uma visão evangélica, recapitulado em Cristo e nos bons Costumes da Igreja Romana, dado que também a mulher de Pôncio Pilatos reconheceu o Homem justo através de “um sonho” (Mt 27, 19), como também os Apóstolos, na “Visão no Monte Tabor” (Mt 17, 9), onde o Pai Eterno lhes disse quem era a sua Guia Espiritual!
Se verificas todas essas caraterísticas numa pessoa e o Senhor te dá o sinal de confirmação, então confia o teu coração nas sua mãos e deixa-te guiar docilmente, para que possas chegar mais rápido e com segurança ao projeto de Deus! Como confirma São José Maria Escrivá: «Recebe os conselhos que te derem na direção espiritual, como se viessem do próprio Jesus Cristo» (S. José M. E., Forja, n. 125).
Comments