top of page

Como reconhecer o/a nosso/a diretor/a espiritual, segundo a Palavra de Deus?



O/a guia ou diretor/a espiritual é uma parte fundamental no discernimento vocacional, porém, é necessário ter em consideração como reconhecer a pessoa certa, para que não seja só fruto de uma escolha humana mas sim da resposta de Deus, caso contrário poderia ser maior o prejuízo que o benefício, como mesmo afirma o Catecismo da Igreja Católica: «O Espírito Santo concede a certos fiéis dons de sabedoria, de fé e de discernimento... Aqueles e aquelas que de tais dons são dotados, são verdadeiros ministros da tradição viva da oração: É por isso que a alma que quer progredir na perfeição deve, segundo o conselho de São João da Cruz, «olhar em que mãos se põe, porque, qual o mestre, tal será o discípulo, e tal pai, tal filho». E ainda: o guia, «além de sábio e discreto, é mister que seja experimentado» [...]. Se o guia espiritual «não tem experiência do que é puro e verdadeiro espírito, não atinará a encaminhar nele, quando Deus lho dá, nem ainda o poderia entender» (CIC 2690).



Sendo assim, como podemos reconhecer o/a guia certo/a para conduzir a nossa alma? Eis, uma chave de leitura do nosso fundador, segundo a Palavra de Deus:


1. Através da sua Vida, estritamente Coerente com a Palavra de Deus, mais do que muitos outros, dado que está escrito: “Entendo mais do que os anciãos, porque cumpro as tuas instruções” (Sal 119, 100).

2. Através das suas Palavras, estritamente Evangélicas (cfr Jo 3,31.34) e sobretudo Sensatas (cfr Lc 1,29), dado que está escrito: “Da Palavra se reconhece a Sabedoria” (Cfr. Sir 4, 24).

3. Através do Fogo no Coração como os Discípulos de Emaús… Amém! (cfr Lc 24,32).

4. Através de uma visão evangélica, recapitulado em Cristo e nos bons Costumes da Igreja Romana, dado que também a mulher de Pôncio Pilatos reconheceu o Homem justo através de “um sonho” (Mt 27, 19), como também os Apóstolos, na “Visão no Monte Tabor” (Mt 17, 9), onde o Pai Eterno lhes disse quem era a sua Guia Espiritual!



Se verificas todas essas caraterísticas numa pessoa e o Senhor te dá o sinal de confirmação, então confia o teu coração nas sua mãos e deixa-te guiar docilmente, para que possas chegar mais rápido e com segurança ao projeto de Deus! Como confirma São José Maria Escrivá: «Recebe os conselhos que te derem na direção espiritual, como se viessem do próprio Jesus Cristo» (S. José M. E., Forja, n. 125).

345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page