top of page

Testemunho: "Como entendi quem era o diretor espiritual que Deus queria para mim?"



Testemunho de uma vocacionada:

A busca pela própria vocação é sem dúvida uma aventura. Nesse caminho de descobertas nos deparamos com muitos obstáculos. Uma necessidade existente no meio vocacional é justamente o/a Diretor/Guia Espiritual. Encontrar alguém que possa te orientar não é uma das tarefas mais simples. Mas, São Francisco de Sales nos conforta ao dizer: «Se é pois, Filoteia, importante ter um guia experimentando nos caminhos da devoção, pede com fervor a Deus que te mande um segundo o teu coração e não duvides nenhum instante que Ele enviará um diretor sábio e fiel, ainda que seja um Anjo, como fez ao jovem Tobias». (FRANCISCO DE SALES, Filoteia, Cap. IV).


Em meio às incertezas e ao medo de dar passos firmes rumo a vontade de Deus, eis que me aparece o "anjo"!


Conheci a Irmã Clara através de um perfil no Facebook, e por curiosidade quis saber de quem era. De início lhe fiz algumas perguntas básicas, trocámos algumas mensagens, até que o contato se estabeleceu. Aos poucos falei do percuso que tinha feito e das dificuldades que estava enfrentando. Ela por sua vez me aconselhou que buscasse alguém para me ajudar nesse processo de discernimento. Eu já tinha em mente alguém que pudesse exercer essa função, mas não obtive sucesso. Irmã Clara, que diariamente respondia às minhas mensagens, explicou que o Guia Espiritual não é necessariamente alguém com quem temos uma ligação afetiva, não sou eu que escolho, mas é o próprio Deus que conduz e realiza esse "laço" entre o Guia e a alma que busca orientação. Isso se dá através da oração!

Nesse momento percebi que a pessoa a qual Deus tinha escolhido para me ajudar já estava exercendo sua função todas as vezes que me orientava, me aconselhava, me ouvia e confrontava as minhas idéias. Cada partilha que fazíamos servia de confirmação. As explicações que recebia sempre tinham como base a palavra de Deus, por isso ela me orientou que meditasse, refletisse a forma como Ele nos fala através das Sagradas Escrituras. E assim comecei a fazer...


Certa vez, tive um sonho bem interessante, nele a irmã simplesmente me pergunta se o "remédio" o qual ela me indicou estava fazendo o efeito no "tratamento ".

E mais uma vez nos explica São Francisco de Sales: «Ele (o guia) nos dará conforto para aliviar-nos em nossas quedas e nos dará o remédio mais necessário para a cura perfeita de nossas enfermidades espirituais». E como estás escrito: «Não foi uma erva ou algum unguento que os curou,mas a vossa palavra que tudo cura, Senhor» (Sb 16,12). Esse sonho, visto à luz das Palavras Bíblicas e dos escritos de São Francisco, me serviu para reconfirmar que realmente essa irmã era a guia que o Senhor queria para o meu caminho vocacional.


Assim, com a graça de Deus e o auxílio do Diretor/Guia Espiritual é possível caminhar de forma segura e confiante, crescer no conhecimento de si mesmo, enxergar com mais nitidez a estrada que estamos trilhado e principalmente dar passos concretos naquilo que Deus nos indica ser a Sua Vontade para nós.


«Coragem é ir com medo» (Santa Edith Stein)



Uma vocacionada

300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page