top of page

Como discernir o carisma que Deus me chama? - UMA VOCACIONADA



Você já pensou em como discernir o Carisma? A comunidade certa? Às vezes podem parecer óbvio, mas a verdade é que discernir o carisma exige o desapego das próprias vontades, e também a forma de pensar. Tem muitos jovens e eu fui uma dessas, que escolhe a comunidade mais perto de casa, ou por que gosta dessas irmãs, ou por que é mais fácil, menos radical, por algumas propostas, mas a verdade é que a Proposta que realmente deveria importar é a de DEUS.


Se você está em um caminho de discernir o carisma segundo o seu coração, pare, pense e pergunte ao Senhor, qual a comunidade que o Coração d’Ele deseja, qual a comunidade que Ele te preparou. O sentimento de quem toma o caminho que desejou e não segundo Deus, não é nada legal, posso testemunhá-lo por experiência própria. Agora o sentimento de quem está na vontade de Deus, é magnifico, são eles: PAZ, ALEGRIA E FOGO NO CORAÇÃO, como nos recorda o frei Volantino, fundador da comunidade pfsgm. Sim, é possível sentir esses três elementos juntos e com uma força que aumenta, a cada vez que se dá um passo para a vontade de Deus.

Se você tem medo e julga que não conseguirá viver esse carisma, assim diz São Paulo: “Porque sou o menor dos apóstolos, e não sou dig­no de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus, mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo”. (1Cor 15, 9-10) Realmente sozinhos não podemos, mas com a nossa boa vontade e a graça de Deus tudo se pode!


Gostos, promessas, sonhos e projetos se não concordam com a vontade de Deus, nos farão feliz por pouquíssimo tempo, a nossa vontade não é reta. Assim diz Santo Agostinho: “Se num piso nivelado pões um tronco torto, ele não se encaixa, não se adapta. A vontade de Deus é reta; a tua, torta. Parece-te fora a de Deus porque não podes encaixar-te nela? Endireita a tua, não queiras entortar a Dele. Queres que haja união? Corrige-te”. Realmente não é simples e não fácil deixar as nossas vontades para fazer a vontade de Deus, no Entanto, a promessa de Deus é fiel, é eterna, é verdadeira, como nos recorda Santo Afonso: “Se estivermos unidos à vontade divina em todas as tribulações, é certo, vamos nos tornar santos e seremos os mais felizes do mundo”.

Vocacionada Rita

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page