top of page

Somos realmente sinceros?


Sinceridade, foi outra palavrinha que me acompanhou muito no meu caminho vocacional.

Em sua etimologia, a palavra sincero vem do latim “sincerus”, que significa limpo e puro, mas há uma explicação que associa o termo sincero com o significado de verdadeiro devido a um hábito em Roma. Alguns escultores menos qualificados usavam cera para disfarçar imperfeições nas esculturas. Ao que o Senado Romano editou um decreto que regulamentava que todas as esculturas produzidas em Roma deveriam ser “sine cera”, ou seja, sem cera e sem disfarces, honestamente. É o que conta a chamada etimologia popular.


Todavia o que isto tem a ver com o caminho vocacional? Para seguir ao Senhor, não o podemos fazer com as “máscaras” com camadas de cera, com falta de sinceridade conosco mesmas, pensando que podemos enganar o Senhor, Justo aquele que conhece o íntimo de nossos corações (cf. Jr. 17,10). A sinceridade entra em aceitar aquilo que somos, mas também em não usar de jogos e bloqueios para fugir do chamado. É preciso sim reconhecer os próprios limites e fraquezas, mas sem um pessimismo irreal, com a Certeza que DEUS age com misericórdia, que sua FIDELIDADE dura para sempre, assim, o que eu não posso sozinho, posso com a ajuda de DEUS. A meu ver sinceridade também é Assumir a Vocação e Carisma, o qual Deus nos chama, e não onde queremos, onde gostamos ou desejamos; É não deixar os medos falar mais alto, é não se esconder atrás de “frustrações”.


No caminho vocacional muitas vezes julgamos que devemos dar muitas coisas ao Senhor, que devemos estar bem bonitinhos, etc., mas a verdade é que DEUS deseja duas coisas essenciais de nós: SINCERIDADE E DISPONIBILIDADE, como alguém me fez notar. Demos ao Senhor essas duas coisas e veremos as maravilhas que Deus realizará em nós, é o mesmo que dizer: “Eis-me Aqui, faça a Sua vontade”.

Vocacionada Rita


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page