top of page

Qual o sentido da vida, se todos morremos?



Às vezes dava comigo a pensar sobre o sentido da vida e o futuro que desejava. Será que todos os meus sonhos se tornariam realidade? Será que iria conseguir um trabalho que gostasse? Será que iria poder construir uma família como tinha imaginado? Será, será, será. São perguntas que fazem parte da juventude, e que fizeram parte da minha também.


Além de todas essas questões sem resposta, havia algo mais que inquietava o meu coração: a morte! Mesmo que todos os meus desejos se realizassem, o que adiantava? Mais cedo ou mais tarde, como todos os seres humanos, iria envelhecer e acabar por morrer. Para quê construir tanto se não levaria nada comigo? Qual o sentido de tudo isso?


"Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1Jo 2,17).

É Deus quem dá sentido à nossa breve vida, só Ele nos pode dar a imortalidade! Como diria o nosso fundador: "esta não é a verdadeira vida, mas somente a prova para entrar nessa". Quantas vezes colocamos todos os nossos esforços na vida presente – mesmo sabendo que é passageira -, esquecendo a vida eterna, que ainda tem de ser conquistada.


Quem compraria uma casa ao longo do mar sabendo que no inverno seria destruída pela alta maré? Para quê investir tanto em algo com tão pouca durabilidade? Parece estranho, mas é assim, aposta-se tudo por uma vida que dura apenas 100 anos (se chega a tanto), sem quase pensar em construir uma morada para a Vida Eterna. Na lógica do mundo, tudo o que se conquista durante a vida torna-se a herança de alguém mais, já que esses bens não nos podem seguir depois de morrer. Na lógica de Deus, se nos esforçamos de fazer a Sua Vontade, cada conquista será a herança que receberemos na vida Eterna, nada se perde, tudo é ganho. Como diria Santo Agostinho: «Cada um é tal e qual o seu amor. Amas a terra? Terra serás. Amas a Deus? Que direi? Serás deus. Não ouso afirmá-lo por minha conta. Escutemos as Escrituras: “Eu disse sois deuses e todos sois filos do Deus Altíssimo"».


E tu? Onde estás a construir a tua morada? Onde estás a colocar o teu amor, na terra ou em Deus? Qual herança te espera?

Ir. CMC

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page