top of page

O sentido da vida: um projeto especifico para cada um!



O discernimento vocacional é uma etapa fundamental na vida de uma pessoa, uma etapa por onde todos deveriam passar. Cada coisa criada tem uma finalidade específica e é próprio essa a dar sentido à sua existência, seja na criação de Deus como nas invenções realizadas pelo ser humano.


"O que é? Para que serve?", são duas perguntas que fazemos quando vimos algo e não conhecemos a sua função. Se pensamos nos objetos mais simples do quotidiano, cada um tem uma razão e meta particular, um garfo não é um copo, uma toalha não é uma cadeira. Não seria insensatez beber água com um garfo? São coisas diferentes, criações diferentes, razões e funções diferentes.


Todas essas coisas que falamos, apesar de contribuírem no nosso dia a dia, são sempre coisas efêmeras, que mais cedo ou mais tarde passarão. O ser humano é o vértice da criação de Deus, quanto grande e importante será a missão que o Senhor pensou para cada um de nós? Só essa dará um sentido pleno à nossa breve existência sobre a terra!


"Manifestou-nos o mistério da sua vontade, e o plano generoso que tinha estabelecido, para conduzir os tempos à sua plenitude: recapitular tudo em Cristo, reunindo nele o que há no céu e na terra" (Ef 1,9-10).

Esta passagem reflete sobre esse projeto: "recapitular tudo em Cristo"! A missão de cada um passará sempre através da imitação de Cristo "Ora, foi para isto que fostes chamados; visto que Cristo também padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos" (1Pe 2,21), cada um no próprio grau de doação e chamado. Mas e tu? Quanto estás disposto a doar?


Em conclusão, termino com uma breve meditação do nosso fundador onde ele diz que todos somos como peregrinos sobre esta terra: "Peregrino, recordar-te, se nasce e se morre para fazer duas coisas: acreditar em Deus e fazer a sua Vontade! Tudo o resto é vaidade". Aí está o sentido da nossa vida.


Ir. CMC

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page