Oração e trabalho
(A partir de uma meditação do Santo Rosário pfsgm)
Em todos os Evangelhos, as ações de Jesus fluem como rios das nascentes de oração; de facto, Jesus no Horto das Oliveiras é o exemplo perfeito, de como superar os "mistérios dolorosos" na nossa própria vida, isto é, através daquela conversa com o Pai, na qual, podemos entender e dizer "SIM" à Sua Vontade.
Aqui está uma pequena história que ouvi na comunidade, que ilustra a importância da oração:
Uma bela manhã, dois camponeses saíram com machados, cada um se dirigindo para uma árvore gigante. Um deles, alto e musculoso, tinha a certeza que cortaria a árvore mais rápido do que o seu amigo, que era mais fraco e baixo – sobretudo, quando o viu parar várias vezes, desaparecendo da sua vista e voltando alguns minutos depois ... enquanto isso, ele trabalhava sem parar! No entanto, para grande surpresa sua, o seu amigo terminou primeiro! Admirado, o homem perguntou:
-"Como fizeste isso?"
- "É simples - respondeu o camponês – parei várias vezes para afiar o machado".
Muitos de nós, estamos tão ocupados com a agitação das atividades diárias, que corremos o risco de não nos darmos conta que as nossas faculdades espirituais estão entorpecidas. É precisamente nos momentos em que nos sentimos mais ocupados e que pensamos ter menos tempo para a oração, que mais precisamos dela: para discernir o que devemos fazer e ter a força para o realizar!!
Diz são José Maria Escrivá: "A oração é a arma mais poderosa que um cristão possui. A oração torna-nos eficazes. A oração deixa-nos felizes. A oração dá-nos toda a força de que precisamos para cumprir os mandamentos de Deus." (Forja, 439).
Como está a tua oração?
Sr. EMJ
Comments