top of page

Meditação: pérolas e perfeição!



Jesus no Evangelho diz: «O Reino do Céu é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possui e compra a pérola»

O que poderia representar tal pérola? Segundo as palavras de Jesus, essa é tão preciosa que para a comprar é necessário vender todos os próprios bens. Noutra passagem, o Senhor também exprime a exigência de vender tudo: quando explica ao jovem rico como alcançar a perfeição. De facto, diz: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me” (Mt 19,21). Portanto, a partir da comparação entre estas duas passagens de Mateus, parece que a pérola de grande valor possa corresponder à “perfeição evangélica” (cfr. Mt 5,48), a qual se pode alcançar – em graus diferentes – deixando e vendendo tudo, para pôr-se na sequela de Cristo (cfr. Lc 14,33); num caminho gradual de imitação e de conformação a Ele, a 30, a 60 e a 100 por um (cfr. Mc 4,20), cada um segundo a própria chamada específica. De facto, sobre os diferentes graus de perfeição, assim disse S. Teresinha de Lisieux, Doutora da Igreja:


«Entendi que existem muitos graus de perfeição, e que cada alma é livre para responder aos convites do Nosso Senhor, de fazer pouco ou muito para Ele, de escolher entre os sacrifícios que Ele pede» [1]

Que o Senhor possa doar a cada um de nós, sempre mais, a sabedoria para saber escolher e conquistar nesta vida o que realmente vale e que nos dará um tesouro no Céu para a eternidade (cfr. Mt 6,20; Ef 1,18)!!


Ir. VMD

[1] (S. Teresinha de Lisieux, História de uma alma, n° 37)

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page