top of page

Discernir a comunidade certa, com zelo e conhecimento!



"Sou chamado/a à vida religiosa! Vou entrar no convento!".

Um momento! Já perguntaste a Deus qual é a comunidade que Ele pensou para ti?


"Sem o conhecimento, nem o zelo é bom;

quem anda precipitado, desencaminha-se"

(Pr 19,2).


Como fez notar a nossa madre geral, o livro dos Provérbios diz que o zelo por Deus e pela Sua Vontade é algo bom se for acompanhado pelo conhecimento, caso contrário o nosso caminhar além de ser precipitado, poderia ser “desencaminhado”. Como diria o nosso fundador, devemos sim ser como Nossa Senhora que com pressa se colocou em caminho para seguir a voz do Senhor. Porém, sem esquecer, que Ela já sabia qual direção seguir: a casa da prima Isabel. A direção que de certo modo o anjo já lhe tinha indicado.


Maria nos ensina a modalidade para seguir a voz do Senhor: caminhar com zelo, mas conhecendo a direção, com pressa, mas sem ser precipitados. A escolha da comunidade para doar a nossa vida deve ser feita da mesma maneira, porque como já dissemos antes, a vocação não é uma escolha, mas sim um chamado.


Como estás a discernir as direções na tua caminhada? Só com zelo? Ou também conhecimento? De maneira precipitada ou com "pressa santa"?

Sê rápido, mas com prudência. Segue a voz de Deus com conhecimento, não só com sentimento. Já sabes a direção? Corre, não percas tempo!


Ir. CMC

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page