top of page

História: A bicicleta de Deus


Muitas vezes no caminho do discernimento vocacional pode haver uma tendência a não deixar Deus agir em nossas vidas, por medo ou porque estamos apegados a nossa própria vontade. Aqui está uma pequena história luminosa sobre a importância de confiar em Deus, deixando que Ele nos guie:

Em uma noite quente de verão, um jovem aproximou-se de um velho sábio: "Mestre, como posso ter certeza de que estou passando bem a minha vida? Como posso ter certeza de que tudo o que faço é o que Deus me pede para fazer"?

O velho sábio sorriu contente e disse: "Uma noite eu adormeci com o coração perturbado, eu também estava procurando em vão por uma resposta para estas perguntas. Então eu tive um sonho. Eu sonhava com uma bicicleta de dois lugares. Vi que minha vida era como um passeio em uma bicicleta de dois lugares: um tandem. E notei que Deus estava atrás e me ajudava a pedalar. Mas então aconteceu que Deus sugeriu que trocássemos de lugar. Eu concordei e, a partir daquele momento, minha vida nunca mais foi a mesma. Deus fez minha vida mais feliz e mais emocionante. O que tinha acontecido desde que trocamos de lugar? Percebi que quando eu estava conduzindo, eu conhecia a estrada. Era bastante chato e previsível. Era sempre a distância mais curta entre dois pontos. Mas quando Ele começou a conduzir, conhecia belos atalhos, subindo montanhas, através de lugares rochosos a uma velocidade avassaladora. Tudo o que eu podia fazer era me manter no banco! Mesmo parecendo uma loucura, ele continuava dizendo: " Pedala, pedala". De vez em quando eu ficava ansioso e perguntava: "Senhor, para onde você me leva? Ele apenas sorria e não respondia. Entretanto, não sei como, comecei a confiar. Logo esqueci minha vida monótona e entrei na aventura, e quando disse: "Senhor, tenho medo...", ele se inclinava para trás, tocava minha mão e imediatamente uma imensa serenidade substituía o medo. Ele me levou às pessoas com os dons que eu precisava; dons de cura, aceitação e alegria. Eles me deram seus dons para levar comigo durante a viagem. Nossa viagem, ou seja, a de Deus e a minha. E lá fomos nós. Ele me disse: "De os presentes, eles são bagagem extra, pesa demais". Então eu os dei às pessoas que conhecemos, e descobri que ao dar eu era quem recebia, e nosso fardo ainda era leve. No início eu não confiava n’Ele para o comando de minha vida. Pensei que Ele a levaria ao desastre. Mas Ele conhecia os segredos da bicicleta, ele sabia como incliná-la para enfrentar curvas fechadas, pular para passar por cima de lugares cheios de pedras, voar para encurtar passagens assustadoras. E estou aprendendo a me calar e pedalar nos lugares mais estranhos, e estou começando a apreciar a vista e a brisa fresca no meu rosto com meu encantador companheiro de viagem, meu poder Superior. E quando tenho certeza que não posso ir mais longe, ele apenas sorri e diz: 'Não se preocupe, eu conduzo, você pedala'".

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page