top of page

História: Não estás sozinho

Esta é uma lenda dos índios Cherokee sobre o "rito de iniciação", que pode nos ajudar a entender a importância da entrega confiante ao Senhor:


O pai leva seu filho para a floresta, coloca uma venda nos olhos dele e o deixa sozinho. O jovem deve se sentar em um tronco durante toda a noite sem tirar a venda dos olhos até que os raios do sol o informem que é manhã. Ele não pode pedir ajuda a ninguém. Se ele sobreviver à noite sem desmoronar, tornar-se-á um homem. Ele não pode compartilhar sua experiência com amigos ou qualquer outra pessoa, pois cada jovem deve se tornar homem por si mesmo.


A criança está claramente apavorada: ouve muitos ruídos estranhos ao seu redor. Certamente há animais selvagens ao seu redor. Talvez até mesmo alguns homens perigosos que o machucarão. O vento sopra com força durante toda a noite e sacode o tronco em que ele está sentado, mas ele avança corajosamente, sem tirar a venda dos olhos. Afinal, é a única maneira de se tornar um homem! Finalmente, após uma noite aterrorizante, o sol nasce e ele tira a venda dos olhos. É assim que ele percebe que seu pai está sentado no tronco ao lado dele. Esteve de guarda a noite toda, protegendo seu filho de qualquer perigo.


O pai estava lá, mesmo que o filho não soubesse. Nós também nunca estamos sozinhos. Na noite mais aterrorizante, na escuridão mais profunda, na solidão mais completa, mesmo que não percebamos, Deus nunca nos abandona, como está escrito:


“Ainda que atravesse vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo porque Tu estás comigo.

A tua vara e o teu cajado dão-me confiança” (Sl 23, 4)

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page