top of page

"Ele vestiu-me com as vestes da salvação" (Is 61:10)


Paz e Bem! Neste pequeno artigo gostaria de vos dizer como o Senhor me fez compreender em que família religiosa Ele me está a chamar para viver e dar a minha vida.

Antes de mais, penso que é fundamental começar por fazer uma pequena premissa. Há muitos anos tive a oportunidade de conhecer alguns irmãos e irmãs da comunidade dos "Pequenos Irmãos e pequenas Irmãs de Jesus e Maria" e senti imediatamente uma forte atração pelo seu modo de vida, pondo em prática o Evangelho tal como o próprio Jesus nos ensina a fazer. Nessa ocasião tive um sonho em que vi que estava nua e corria em direção a alguns sacos de tecido para me cobrir com esse tecido, um tecido que recorda o hábito usado pelos irmãos e irmãs da comunidade.


Depois desta breve introdução, voltemos ao presente! O ano passado tive uma breve mas intensa experiência na mesma comunidade, a PFSGM. Nessa ocasião, o Senhor deu-me tantos sinais de confirmação de que eu deveria consagrar-Lhe toda a minha vida e quando recebi estas "mensagens" d'Ele, Ele usou sempre a imagem de me vestir e despir, e encontrei referências em todo o lado, nas leituras da liturgia daqueles dias, nas Laudes, no ofício das leituras, nas Vésperas, na partilha, nos sonhos... (cf. Mt 22,11 - Is 61,10 - Heb 1,21 - Sl 132,2 - Sl 44,9 - Sl 44,14 - Ap 12,1).

Um sonho muito significativo, por exemplo, foi este: uma freira olhou para mim enquanto eu tentava vestir-me e perguntou-me o que estava a fazer. No sonho, disse-lhe que tinha de me vestir e ela respondeu-me dizendo: "se te vestires, nunca mais te vais despir", tal como fazem as freiras!


Mas naqueles dias era suficiente para eu compreender que o Senhor queria que eu fosse Sua noiva e eu ainda não estava a pensar em que família religiosa o faria.

Uma noite tive outro sonho: a Irmã Effata, uma das Irmãzinhas de Jesus e Maria, estava a colocar algo em mim, mas no sonho eu não percebi o que era. De manhã contei a percepção à minha guia, a Irmã Veronica, mas ela não me respondeu nesse dia porque estava ocupada. À tarde, enquanto eu estava no computador do site da comunidade PFSGM, abri acidentalmente um vídeo em que a Ir. Effata fazia uma menina usar o escapulário dos seis meses de experiência, mas o incrível foi que, enquanto eu estava a ver esse vídeo, a Ir. Veronica respondeu à minha mensagem dizendo de uma forma brincalhona que talvez no sonho a Ir. Effata me estivesse a pôr um escapulário! Momento perfeito! Se ela tivesse respondido à minha mensagem de manhã, quando eu a enviei, não teria havido esta Deus-incidência!


Então compreendi, ou melhor, tive a certeza de que é com aquele hábito que o Senhor quer que eu me apresente ao Seu altar, essa será a minha "veste de salvação".


Uma vocacionada


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page