top of page

A HISTÓRIA DO RITO DE INICIAÇÃO DOS ÍNDIOS


Esta é uma lenda dos índios Cherokee sobre o "rito de passagem" que nos pode ajudar a compreender a importância da entrega confiante ao Senhor:


O pai leva o filho para a floresta, coloca-lhe uma venda nos olhos e deixa-o sozinho. O jovem deve sentar-se num tronco durante toda a noite, sem tirar a venda, até que os raios do sol lhe digam que é de manhã. Não pode nem deve pedir ajuda a ninguém. Se sobreviver a esta noite sem desfalecer, será um homem. Não pode contar a sua experiência aos amigos nem a ninguém, porque cada jovem deve tornar-se um homem por si próprio.


O rapaz está claramente aterrorizado: ouve muitos ruídos estranhos à sua volta. Certamente que há animais selvagens ao seu redor. Talvez até alguns homens perigosos que o podem machucar. O vento sopra forte toda a noite e abana o tronco onde está sentado, mas ele avança corajosamente, sem tirar a venda - afinal, é a única maneira de se tornar um homem! Finalmente, depois de uma noite aterradora, o sol aparece e tira-lhe a venda. E é assim que ele percebe que o pai está sentado no tronco ao seu lado. Esteve de guarda toda a noite para proteger o filho do perigo. O pai estava lá, mesmo que o filho não o soubesse.


Nós também nunca estamos sós. Na noite mais terrível, na escuridão mais profunda, na solidão mais completa, mesmo quando não percebemos, Deus nunca nos abandona, como está escrito:


"Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso cajado e vosso bastão são o meu amparo. (Sl 22,4).

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page