top of page

Quando fazer a primeira experiência? A medida é a paz.



Durante o meu discernimento vocacional tinha compreendido claramente que o Senhor me chamava a fazer experiência numa comunidade religiosa, para que eu pudesse experimentar o seu significado, e assim ter a certeza final de que esta era a minha vocação. Comecei a reflectir sobre a melhor ocasião para ir, mas no final foi o próprio Senhor que, de alguma forma, me deu a resposta.


Como tinha apenas iniciado o meu último ano de universidade, pensei humanamente que talvez fosse melhor formar-me primeiro e depois talvez começar a experiência com calma. O problema foi que ao pensar nessa possibilidade, toda a paz e serenidade que tinha na minha alma acabou e comecei a sentir uma profunda sensação de inquietude. Como tinha compreendido, graças às meditações do rosário feitas pelo nosso fundador, que a paz é um sinal de discernimento da vontade de Deus (cf. Jer 29,11), e no momento em que estava a pensar adiar a experiência até junho, perdi-a imediatamente, entendi que o Senhor não queria que eu esperasse tanto tempo.


Pela segunda vez, então, comecei a refletir e a pensar em passar primeiro o Natal com os meus pais (já estávamos em novembro) para que eles não se sentissem mal por causa da minha partida e depois, em janeiro, partir para a experiência. Mas, mais uma vez, fiquei sem paz! Por isso pensei em esperar até ao fim do mês, pois tinha um exame para fazer e uma apresentação de dança onde eu era a personagem principal e teria sido difícil cancelar no último minuto. Mas nada, nem mesmo desta forma senti a paz!

Por isso desisti: não havia dúvida de que a vontade de Deus era que eu tivesse uma experiência vocacional o mais depressa possível! Então eu disse: "Muito bem Senhor, eu compreendo, na próxima semana vou para a experiência" e imediatamente dentro de mim senti paz, grande alegria e até fogo no meu peito (cf. Sl [118]:16; Jer 29:11; Lc 24:32)!


Sr. VMD


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page