top of page

Porquê a Cruz?


Santa Teresa Benedita da Cruz costumava dizer "se queres alcançar Cristo, nunca o procures sem a cruz" (cf. Edith Stein, Scientia Crucis, cap. III). Mas porque devemos procurar a cruz? Porque devemos abraçá-la? Antes de mais porque o próprio Jesus nos diz para o fazer: "Se alguém quiser vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me" (cf. Lc 9,23). A cruz é o início do seguimento de Cristo; a vida flui da cruz e é por isso que o Senhor nos pede que a abraçamos.

A Cruz, "escândalo para os judeus, loucura para os gentios" (cf. 1 Cor 1,23), não é para nós cristãos um instrumento de tortura, mas o meio de redenção! Isto é o que a cruz nos dá: salvação! Salva-nos se olharmos para ela não com os olhos do terror e da morte, mas com os olhos da vida e da Ressurreição. Valemos o Sangue de Cristo, e se acreditamos verdadeiramente nisto, podemos compreender o valor que a nossa vida tem para Deus!

De fato, é morrendo na cruz que Jesus, feito homem e despojado da Sua dignidade, nos veste com aquela salvação da qual fomos despojados com Adão. O pecado e a morte foram derrotados pela Cruz!

Pela Sua morte, Jesus venceu a morte! Este é o nosso troféu! Esta é a arma que não põe fim à "loucura do amor" que o Senhor experimentou por nós, mas que lhe dá plena realização! Na imagem de Jesus na cruz está todo o imenso amor de Deus pela humanidade. Há o maior presente: a Ressurreição, a vida eterna!

É por isso que se colocar o seu olhar sobre ele, não pode deixar de se sentir atraído por ele! Jesus já nos tinha anunciado isto quando disse: "Quando eu for levantado da terra, atrairei todos para mim". (Jo 12:32)

São João da Cruz disse que a porta da cruz "é uma porta estreita na qual poucos desejam entrar, enquanto há muitos que amam o amado a quem ela conduz" (cf. Cântico Espiritual).

Qual é o caminho para poder entrar pela porta estreita da cruz e chegar a essas delícias? É certamente a imitação de Jesus Cristo. Ele próprio nos diz: "Vinde a mim, todos vós que estais sobrecarregados de trabalho, e eu vos darei descanso". Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração" (cf. Mt 11,28-29). É isto que nos faz descansar na Cruz: a certeza de que se nos esforçarmos por imitar Jesus, levantando-nos depois das nossas quedas e permitindo-nos ser "espiritualmente pregados" como Ele, então também partilharemos da Sua glória no Seu Reino eterno, certos de que "se morrermos com Ele, viveremos com Ele; se perseverarmos com Ele, reinaremos com Ele". (cf. 2 Tim 2:11-12).

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page