top of page

Porque o meu nome religioso é Clara Maria Celeste?


Muitas vezes nos perguntam sobre a razão pela qual escolhemos um nome religioso diferente do civil. Na Palavra de Deus, o nome novo é pleno de significado, indica a missão da pessoa, é sinal de vida nova. Para nós, esse não é fruto de uma simples escolha, mas da resposta do Senhor, que nos chamou a deixar o homem velho e a revestir-nos sempre mais do homem novo, isto é, Cristo (cfr. Ef 4,24).


O meu nome civil é Marta, e o meu nome religioso é Clara Maria Celeste, um nome que Deus me inspirou quando ainda estava a discernir entre a vida religiosa e matrimonial. Um dia, durante a classe de religião, o professor passou o filme de Santa Clara de Assis, que até aquele momento eu não conhecia. A vida dessa santa tocou-me profundamente e fez nascer dentro de mim um sentimento novo e desconhecido: "Quem sabe se também eu poderia fazer o mesmo que ela fez". Tocada pelo seu exemplo fiz uma oração a Deus: "Se um dia me chamares à Vida Consagrada gostaria que o meu nome religioso fosse Clara". Em seguida, comecei a pensar no terceiro nome, dado que nesta comunidade, todos têm 3 nomes, sendo o do meio Maria. Nesse momento, fui ver o terceiro nome da minha guia espiritual (era e é uma freira desta comunidade), eu queria algo parecido ou até mesmo um sinônimo, em sinal de gratidão por todo o bem que me fez. Um dos sinônimos no dicionário era: Celeste. Então, no meu pensamento ficou Clara Maria Celeste!

Foi um pensamento entusiasmante, mas que acabei por o pôr de lado, dado que nesse tempo eu ainda sentia o chamado à vida matrimonial.


Os meses de discernimento foram passando e finalmente entendi que o meu chamado era ser uma "pequena freira" desta comunidade. Decidi partir para Itália para a experiência vocacional, inicialmente estava previsto partir em setembro, mas devido a alguns acontecimentos acabei por partir em agosto. Sabem em que dia? Exatamente dia 11 de agosto, dia de Santa Clara de Assis! Data que até lá eu desconhecia. Ainda recordo a sensação que senti quando descobri que chegava ao convento no dia da santa que me atraiu para a Consagração. Obviamente, não pude não pensar na “coincidência” ou melhor “Deus-incidência”, como diria um irmão, com a oração que tinha feito um tempo atrás!


Já sabia o primeiro nome, mas ainda faltava o terceiro (nesse tempo eu já não recordava de ter pensado no nome Celeste, foi algo que me veio à mente depois).


Durante os primeiros dias de experiência na comunidade, comecei a rezar e pedir ao Senhor que me indicasse o terceiro nome. Um dia, enquanto lia a Bíblia, chamou-me à atenção a palavra "celeste", a qual se repetia várias vezes naquelas páginas. Logo depois, pouco antes da Santa Missa, contei à minha guia espiritual essa "coincidência" com a palavra celeste e se talvez fosse um sinal, ela gostou da ideia, mas disse para continuar a rezar por essa intenção. Quando a Santa Missa terminou, eu estava com outra irmã que não sabia de nada sobre o assunto, só sabia que eu estava a rezar para encontrar o nome certo. Nesse momento tirou um porta-chaves do bolso e brincando dizia: "Qual poderia ser o teu nome...", olhou para o porta chaves (o qual era de cor azul-celeste) e disse: "Celeste seria um belo nome"!! Podem imaginar a minha alegria e surpresa quando ela disse isso! E foi assim que tomei o nome: Irmã Clara Maria Celeste.


Ir. CMC

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page