top of page

Por que o nome religioso "Jacinta"?


Normalmente encontrar e receber o nome religioso é um processo muito emocionante, mesmo que seja diferente para cada comunidade religiosa. Na Bíblia, vocês podem ter notado que Deus muitas vezes muda os nomes dos povos para especificar o significado da sua missão: como quando Jesus mudou o nome de Simão para Pedro (Mt 16, 17-18) ou quando Deus mudou o nome de Abrão para Abraão (Gen. 17,5).


Quanto a mim, na minha ignorância e excitação, comecei a procurar e a fazer listas de possíveis nomes mesmo antes de estar na comunidade. Deus, no entanto, com o seu sentido de humor, tinha um nome totalmente diferente para mim. Apresentou-me primeiro o meu 3º nome religioso - Pequeno Cordeiro - durante a minha visita ao discernimento em dezembro de 2015.


Durante a minha visita, a irmã superiora, notando que o colarinho da minha camisola parecia ser de lã de ovelha, começou a chamar-me "Cordeirinha". O nome tornou-se tão natural e adequado para mim que, depois de entrar na comunidade e cheganado ao momento em que poderia discernir seriamente e rezar sobre um nome religioso, tive a certeza de que Cordeirinho devia estar nele de alguma forma.


Uma noite, as irmãs e eu assistimos a um filme sobre os três pastorinhos de Fátima. Continuamente ao longo do filme, o meu coração ficou impressionado com a forma como podia relacionar a minha personalidade com a da pequena Jacinta! O meu coração acendeu-se de emoção quando reparei na Jacinta a segurar um cordeirinho, na cena em que Nossa Senhora lhes apareceu pela primeira vez! No dia seguinte, conversei sobre esta "coincidência" com o meu diretor espiritual, que acabou por sugerir o nome de Ir. Jacinta Maria Pequeno Cordeirinho. Aceitei de coração a sua sugestão e encontrei uma alegria indescritível e contínua! No dia 23 de julho de 2017, após o entrar no noviciado, recebi este nome religioso.


Ir. JMLL

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page