top of page

"Não sou digno"


“Não sou digno...". Recentemente, durante o pequeno-almoço, nós irmãs estávamos a falar sobre quantas vezes esta frase aparentemente humilde se transforma num impedimento para fazer a vontade de Deus. Se foste vítima desta tentação, coragem, não és o único! Muitos, até eu mesma, já o experienciei uma vez ou outra, seja diante da “CHAMADA” a uma determinada ordem religiosa, ou no reconhecer a presença de Deus no tabernáculo (até ao ponto de temer de chegar demasiado perto), ou quando Deus nos chama a sair fora da nossa zona de conforto... Sim, é uma tentação: porque muitas vezes, se não todas as vezes, quando este pensamento ganha raízes, tentamos inventar desculpas para evitar fazer a vontade de Deus. Vejamos alguns exemplos na Bíblia:


Jeremias – "Não sei falar. Sou demasiado jovem!" (Cf. Jr 1, 4-10)

Moisés – "Quem sou eu para ir ter com o faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egipto?... eu não sou um homem dotado para falar... tenho a boca e a língua pesadas". (Ex 3-4)

Gedeão – " A minha família é a mais pobre de Manassés, e eu sou o mais jovem da casa de meu pai!” (Jz 6, 11-24)


Apesar das objeções destes personagens, o Senhor deu a cada um deles a força e a graça para cumprirem a Sua missão – como também dará a nós! Como notou uma irmã durante o discurso à mesa, São Paulo escreve aos Colossenses: Não cessamos de pedir “a Deus que vos encha do conhecimento da sua vontade, com toda a sabedoria e inteligência espiritual, a fim de caminhardes de modo digno do Senhor, para seu total agrado: dai frutos em toda a espécie de boas obras e progredi no conhecimento de Deus; deixai-vos fortalecer plenamente pelo poder da sua glória, para chegardes a uma constância e paciência total com alegria; dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de tomar parte na herança dos santos na luz” (Col 1,9-12).

Ir. JMLL & Ir. EMJ


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page