top of page

Nome religioso: Agnese


Na comunidade das pequenas freiras o nome religioso normalmente é composto por 3 partes, sendo Maria o nome do meio.

Recebido a confirmação para o nome Carmela, faltava entender qual seria o terceiro nome. Assim como no início pensei em várias opções, mas dessa vez queria um nome que tivesse uma ligação com a minha guia espiritual.


Ao ler os Fioretti (Crônicas) de São Francisco de Assis, em uma parte fala de Inês que era irmã de sangue de Santa Clara e que também se tornou freira no mesmo convento. Ao saber desse fato fiquei muito admirada e contente, Inês me parecia uma boa opção, tinha uma ligação com a minha guia espiritual Irmã Clara, que tem esse nome por causa de Santa Clara e também essa união com a dupla espiritualidade da comunidade Carmelitas/ Franciscanos, era perfeito. Porém, precisava de uma confirmação porque o nome religioso não é simplesmente qualquer nome que nos agrade, mas uma graça que nos é concedida mediante a oração e o discernimento, trazendo consigo muitos significados.


Em uma tarde, enquanto estava na capela em adoração, entre as minhas orações lembrei de Inês e naquele momento pedi ao Senhor que se fosse do Seu agrado me desse tal confirmação. Na minha Bíblia há um calendário litúrgico, o qual pegue para ver as leituras do dia, ao abri-lo o primeiro nome que me vem aos olhos é justamente Inês. Esse fato não foi mera coincidência, mas era a resposta de Deus a minha oração. Lembro bem a alegria que senti naquele momento pois havia entendido a terceira parte do meu nome religioso. Portanto, com a graça de Deus, na Santa perseverança, ao ingressar na vida religiosa me chamarei Irmã Carmela Maria Inês.

Letícia Dantas

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page