top of page

LOURDES: especial entrevista a frei Volantino (fundador pfsgm)

Entrevistador: Frei Volantino poderia exprimir o vosso pensamento sobre as aparições de Lourdes? segundo vocês, qual é a mensagem profunda que Maria nos quis dar em Lurdes?

Frei Volantino: digamos que já fui várias vezes é Lourdes de providência, e pus-me diante de gruta das aparições é meditar qual poderia ser o significado mais profundo que Maria nos queria comunicar, que nos queria transmitir, através destas aparições a esta menina simples. aquilo que penso de ter intuído é que Maria, também numa chave teológica, Isto é, falando de Deus, nos quer fazer entender - através deste evento famoso em todo o mundo - que também nós, no final, como Bernadete, nos devemos meter em joelhos diante de um exemplo assim tão grande como é os Maria - a qual nos leva até Jesus - e escavar na Gruta do nosso coração! Mas e como fazemos para escavar bem na Gruta do nosso coração? se não é através da meditação dos mistérios Cristocêntricos do Santo Rosário? (cf. Sir 39, 7-8)!., porque é próprio é através da meditação deste mistérios do Santo Rosário que podemos verdadeiramente fazer surgir melhor em nós uma fonte de água viva que jorra para a vida eterna (cf. Jo 4,14)!, e isto é, uma fonte de respostas vivas que jorra para a vida eterna, a nossa e de tantos outros, que escutarão as nossas palavras temperadas pela Palavra de Deus e pela nossa vida Evangélica; mas para isso é preciso ter meditado bem estes mistérios Divinos, exatamente como fez Bernardete, esta menina simples e humilde, mas coroada pela glória da grande santidade.


Quanto a isso, se damos conta, há algo que podemos meditar também na coroa das aparições de Lourdes: e isto é, que estas aparições terminam no dia 16 de julho, ou seja16/07, no dia da Nossa Senhora do Carmelo; não é por acaso que também em Fátima, na última aparição, a Nossa Senhora apresenta-se com as vestes da Nossa Senhora do Carmelo, quase como se nos quisesse dizer novamente: “Reflitam! A festa da Nossa Senhora do Carmelo é dia 16 de julho, isto é 16/07!”. Parece quase que aqui, o espírito santo, através de Maria, porque - onde está Maria, lá está o Espírito Santo - nos queira indicar algo. Mas o quê? Bem, a respeito disso, não foi por acaso que, um dia, enquanto lia a Didaqué, isto é, a doutrina dos primeiros 12 Apóstolos, me tenha tocado o facto que essa termina próprio no Capítulo 16 Versículo 7, ou seja, parece como se Maria nos queira recordar que, além do evento do Monte Carmelo, também a doutrina simples dos primeiros 12 apóstolos, lembrada pela figura de Bernadete – menina simples que nem sequer sabia bem a língua francesa - e que, portanto, em síntese nos queira dizer o seguinte:


«Atenção meus filhos, à tentação do “doutismo”! tentação esta - que golpeia sobretudo esta época contemporânea e - que arrisca, de vos tornar insensatos e perigosos destruidores de implantes hídricos espirituais, ou seja, quando se quer falar de Deus num modo demasiado complicado, que não mata a sede de ninguém, não cura, não purifica ninguém, e sobretudo, não atrai ninguémfazendo que o trabalho de muitos não dê fruto, ou seja, terreno estéril, seco, horrendo, sem vida! Ou seja, cheio de morte e deformidades de todo tipo…».

Porém, com isso, não quero dizer que a Nossa Senhora não deixa o espaço para os doutos, dado que como nos revelam as escrituras e a tradição, na igreja de Deus, sempre houve espaço para todos; seja para São Paulo que era um teólogo douto, como também para São Pedro e São João Apóstolo que eram gente sem instrução e do povo (At 4,13); seja para Santo Antônio de Pádua que era um sacerdote douto, como para são Francisco de Assis que - como dizem as fontes franciscanas (FF 529; 1777) - era um homem iletrado, mas em ambos casos, notas claramente nestes homens Santos uma certa retidão e simplicidade na doutrina, que de certo modo foi acessível para todos.


Portanto, retomando o discurso, parece quase que a nossa Madre Maria, com esta doutrina simples... destacada em tantas aparições Marianas, nos chama imperativamente à prudência, mas sobretudo à simplicidade proclamada por Cristo: «sejam prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas» (cf. Mt 10,16). Simples para aprender e transmitir sem mancha a DOUTRINA IMACULADA de DEUS (cf. Tg 3,2; Sl 18,8), como aquela passagem das Sagradas Escrituras que diz: "concede-me um coração simples que tema o teu nome”, para que se transmita, não a minha, mas “desça como chuva tua Doutrina” (cf. Dt 32,2), que é a única que nos purifica das complicações monstruosas e nos pode tirar do caixão! (...).


Portanto, recapitulando tudo, na minha opinião, o coração de Lourdes é este: escavar com simplicidade na Gruta do nosso coração, através da meditação dos mistérios cristocêntricos do Santo Rosário meditado (que é como um trampolim para aqueles que estão afastados dos sacramentos e uma lente de aumento para aqueles que já estejam próximos desses), assim - com esta pedagogia Mariana de meditação simples porém profunda - jorrará também em nós uma fonte de respostas vivas, sensatas, fascinantes, atraente e frutuosas - que jorrarão (intrepidamente, com a autoridade da Verdade demonstrada) para a vida eterna, nossa e de muitos outros, que têm sede de Sensatez, de Justiça e de Verdade (cf. Jo 14,6)! Daquela verdade Imaculada, que além de anular para sempre o sofrimento, nos fará felizes plenamente e completamente, não nesta vida - tal como a Imaculada disse a Bernadete, mas na outra, que durará em Eterno! amém!


(Entrevista a Frei Volantino Verde, em Lourdes)



185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page