top of page

Há quem diga que se sente impuro para seguir o Senhor… explicação sobre a pureza segundo a Palavra



Por vezes, no caminho da busca da vontade de Deus pode haver momentos onde um não se sente digno, puro, para responder ao chamado. Ou também, que "não é possível que Deus me esteja a chamar a uma vocação religiosa sabendo que cometi tantos erros na vida", e chega-se a sentir impuro para tal chamado.


Mas, já nos perguntamos o que significa ser puro? Aqui está uma leitura chave luminosa do nosso iniciador Frei Volantino Verde de Jesus e Maria.



Eis o que dizem estas duas passagens da Sagrada Escritura:

- "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (cf. Mt 5,8).

- "Os retos verão o rosto do Senhor" (cf. Sl [10]:7).


Assim, tentar ser puro, à luz destas passagens da Escritura, é agir com justiça, com sinceridade, com transparência, de acordo com o que a Escritura nos ensina, e se pecarmos, nos confessamos ao padre católico, e desta forma o Senhor nos fará compreender sempre mais a sua vontade em nós.

Por exemplo, como me fez notar o meu pai espiritual: São Paulo costumava perseguir os cristãos antes. Paulo antes de perseguir os cristãos pensando que era a vontade de Deus, agiu com retidão, o Senhor ao ver isto dentro dele o faz cair do seu cavalo (como diz a tradição popular), e ali vê uma grande luz, vê de qualquer maneira o Senhor, na “rua direita” de Damasco, poderíamos dizer “na rua da intenção reta” de fato está escrito, "o Senhor concede graça e glória e não nega o bem a quem anda com retidão" (cf Sl [83], 12).


Mas porque o próprio Jesus nos diz: "Não é o que entra na boca que torna um homem impuro, mas o que sai da boca" (cf. Mt 15,11), isto é, o que sai do coração de um homem.


"Como é que um jovem pode purificar o seu caminho? Guardei a vossa palavra"... pois "guardo as vossas palavras no meu coração, para não vos ofender pelo pecado" (cf. Sl [118]:9).

(cf. Hna SMA)


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page