top of page

Ei Jovem, o que você prefere: PAZ ou AGITAÇÃO? - uma vocacionada


No Evangelho (Mc 6,45-52) quando cita: “Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário”. Me faz refletir quantas vezes me afastei, por ir contra aquilo que Jesus desejava de mim e com isso me esgotava, com uma falsa sensação de estar indo pelo caminho certo. As ondas me atrapalhavam e não podia enxergar que Cristo estava ao meu lado, de consequência não sentia paz nem tranquilidade.


Um exemplo disso, foi quando estava em discernimento sobre a minha vocação. Depois de ter feito uma experiência longa numa comunidade religiosa e retornar para a minha família, pois tinha grandes dúvidas daquilo que Deus queria de mim, preferi não pensar no chamado de Deus, queria desligar um pouco da comunidade onde tinha estado e tudo o que sentia pela vida religiosa.


Depois de quase três anos tentando lutar contra o chamado de Deus, sentia-me cansada e agitada! Todas as vezes que pensava na vida religiosa, tentava esquecer! A esse pensamento, algo dentro de mim se acendia como fogo, mas eu tentava apagar! Até que chegou um ponto em que me senti cansada de ir contra os ventos contrários. Nessa época também conheci os pequeninos e uma das irmãs dessa comunidade, que atualmente é minha guia espiritual. Eles me ensinaram, através das reflexões do rosário meditado e outros momentos de oração, a importância de orar e pedir sinais ao Senhor para saber o que Ele desejava de mim. Algo que também me chamou à atenção foi quando me fazia refletir sobre os diferentes graus de doação. Quanto eu queria me doar: 30%, 60% ou 100%?


Apesar dos meus medos e resistências eu queria dar os meus 100%. Durante esse caminho, e seguindo os conselhos que me deram, fiz uma oração sincera ao Senhor e recebi um sinal concreto, nesse momento, senti uma paz e uma felicidade muito grande! Pois até então, eu sentia-me muito triste e com o coração apertado, não sabia onde estava a minha felicidade, sempre tinha a sensação que faltava algo.

Desta forma, quando essa passagem relata “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!”, sinto que tenho de me deixar guiar por Jesus, Ele me conduz a sair da zona de conforto, sair de mim mesma e das minhas ideias pré-estabelecidas, porque somente ele pode tranquilizar o nosso mar.


Sei que tenho um longo caminho para percorrer, sou apenas uma pequena vocacionada do Senhor que teve seus primeiro passos e sinais recentemente. Mas ter a certeza que estou andando pela corrente do mar com o Senhor, isso já me dá uma tranquilidade e paz que realmente somente o Ele pode nos dar.

Desta forma uso as palavras de Santa Tereza de Ávila que me ajudam bastante: “Nada te perturbe, Nada te espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, Nada lhe falta: Só Deus basta”.

Fabiana Oliveira

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page