top of page

E tu, estás a lutar com Deus?

Se alguém nos pergunta: "queres ir contra Deus?", é muito provável que digamos que não, caso contrário não teria sentido fazer um caminho de discernimento vocacional. Porém, pode haver momentos dentro de nós onde começa essa luta, até mesmo sem nos darmos conta. Em conversa com algumas jovens, vocacionadas à vida religiosa, vinha à tona os momentos de confusão e tentação que passavam mesmo sabendo com certeza o que Deus queria delas. É comum ser tentados, aliás, se não fosse algo que causa uma certa atração, que tentação seria? Mas sabemos que a Palavra nos diz: "Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças, mas, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar" (1Cor 10,13). Com a graça de Deus e a boa vontade não há tentação que não possa ser superada! O problema está quando se começa a lutar contra o que Deus nos pede. "Senhor, porque me chamas a renunciar a tal coisa?"; "Senhor, porque tenho que deixar o meu país?"; "Senhor, porque é que me tinhas que pedir próprio isso?"; etc, etc, etc. Contestar a Vontade de Deus! Não querer aceitá-la porque nos leva a ter que renunciar a nós mesmos e ás nossas vontades, porque nos leva a ter que enfrentar os nossos medos.

Quem és tu, homem, para entrares em contestação com Deus? Dirá, porventura, o que é moldado àquele que o molda: «Porque me fizeste assim?» (Rm 19,20)

Deixemo-nos moldar por Deus, sem pôr resistência. Sejamos gratos ao Senhor pelo chamado que nos fez. Ele, o Criador do Universo, pousou os seus olhos sobre nós para indicar-nos a Sua Vontade. Que mais podemos querer? O que são 40, 60, 80 anos em comparação com a eternidade? "Nós somos pedras, silhares, que se movem, que sentem, que têm uma libérrima vontade. O próprio Deus é o canteiro que nos tira as arestas, arranjando-nos, modificando-nos, conforme deseja, a golpes de martelo e de cinzel. Não queiramos afastar-nos, não queiramos esquivar-nos à sua Vontade, porque, de qualquer maneira, não poderemos evitar os golpes. - Sofreremos mais e inutilmente, e, em lugar de pedra polida e apta para edificar, seremos um montão informe de cascalho que os homens pisarão com desprezo" (San Josemaria Escriva, Caminho, n. 756)


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page