top of page

Deus deu-me um nome novo! Como a Ir. Catarina recebeu o nome religioso.



O teu nome poderia ser Catarina!

Quando estava no meu ano de postulado, eu e as outras irmãs americanas em formação, ficamos em Itália por três meses para passar um tempo com os outros membros da comunidade. Um dia, eu estava conversando com a nossa cofundadora, irmã Verónica, essa conversa levou-a a pensar no casamento místico de Santa Catarina de Siena com Jesus.

No dia seguinte, durante as orações da manhã, a irmã Verónica pensou que Catarina talvez fosse um bom nome para mim. Precisamente no momento em que pensou isto, começamos a recitar a passagem do Cântico de Isaías no capítulo 62, que diz: "serás chamada por um novo nome que a boca do Senhor indicará". Após as orações, enquanto compartilhava, ela falou desta particular coincidência, o que tocou os nossos corações. Por outro lado, fiquei um pouco confusa, porque eu já tinha pensado num nome, e não era Catarina. Na verdade, o nome Catarina nunca me tinha passado pela cabeça! A irmã Verónica mostrou-se aberta a ouvir a minha explicação para a escolha do outro nome, mas continuou convencida de que Catarina me convinha melhor; então, sugeriu-me que rezasse, para que o próprio Senhor pudesse dar alguma indicação sobre o nome que preferia para mim. Naturalmente, eu segui imediatamente a sua recomendação, não só porque ela era a cofundadora e madre geral da nossa comunidade, mas também porque senti uma estranha paz no meu coração, enquanto a ouvia falar.


Senhor, qual deve ser o meu nome religioso?

Naquela manhã, comecei a rezar! Eu não sabia exatamente como proceder, primeiro fui à internet e procurei o dia da festa de Santa Catarina de Siena para ver se era uma data importante para mim, mas acabei por descobrir que o aniversário dela era no dia 25 de março: a festa da Anunciação. Porém eu queria saber mais sobre a festa, não sobre o aniversário, mas eis que acidentalmente apaguei a página da internet. Nesse momento parei para refletir e pensei: "Talvez o Senhor queira que eu reflita sobre a Anunciação ... Talvez este seja um pequeno anúncio para mim".

Durante o almoço, compartilhei este episódio com as irmãs e elas ficaram admiradas, mas sugeriram-me para continuar a rezar. Então, mais uma vez, comecei a rezar: qual nome, Senhor? Catarina ou o outro nome? Naquela tarde, enquanto repousava, o tempo todo parecia que tinha um disco repetido na minha cabeça: "Catarina, Catarina, Catarina ...". Era algo que eu não conseguia controlar! Era uma sugestão do Senhor ou apenas minha imaginação? Eu precisava de algo mais concreto!


Dois sinais fortes de Deus!

Naquela mesma tarde, fomos à missa na catedral e sentamo-nos nos primeiros bancos. Eu estava bastante inquieta porque queria receber uma confirmação forte do Senhor! Então, fui um pouco ousada com Ele: sem olhar primeiro em volta, fechei os olhos e rezei: “Se houver uma imagem de Santa Catarina de Siena, na minha frente, sem sequer virar a cabeça, saberei que este é o nome que Tu queres para mim”. Respirei fundo, abri os olhos e ESTAVA lá! Próprio no meu campo de visão, no teto à direita do santuário havia uma imagem de Santa Catarina de Siena! Recebi a minha confirmação do Senhor: Catarina seria o meu nome!


Mas o Senhor é generoso e misericordioso! Caso eu pensasse que talvez já tinha visto a imagem antes ou duvidasse do sinal, ele deu-me outro, ainda mais claro!

Depois da missa, houve um refresco e nós, as irmãs, estávamos prestes a voltar para o convento; quando as coisas estavam terminando um dos nossos frades que falava inglês veio até mim para me cumprimentar. Alguns dias antes, tinha-me perguntado qual era o nome religioso que eu queria, e tinha-lhe dito o que eu tinha pensado naquela altura. Desde então, ele chamava-me "oficialmente" com esse nome. Porém, naquele dia quando me veio cumprimentar, queria chamar-me, mas tinha-se esquecido qual era o nome! Depois de alguns momentos de reflexão, ele exclamou: "Catarina! Catarina! ... Espera ... não, não, esse não está certo ... era ...", como estava com pressa para ir embora, interrompi-o e disse: "Sim ... Sim! É Caterina! Explico-te mais tarde!". ERA IMPOSSÍVEL que ele pudesse saber. Eu falei do nome “Catarina” apenas com as irmãs, não com os frades. Ninguém lhes tinha contado, na verdade, nem as irmãs sabiam, já que recebi o sinal no inicio da Missa, depois de ter visto a imagem. E assim foi como recebi o meu nome religioso.


Ir. CMA

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page