top of page

Como conceber a vocação?


Muitas vezes temos medo de descobrir o que o Senhor quer de nós, e acontece que, por um lado, existe a tentação de nos fecharmos ao que o Senhor nos pede, mas, ao mesmo tempo, temos esta inquietação de saber, mas o medo de descobrir bloqueia-nos.

Um dia, falando com uma jovem, ela disse-me que estava ansiosa por descobrir o que Deus queria dela mas que não tinha pensado na possibilidade de a Senhor a chamar à vida consagrada, então veio-me à mente (depois de ter feito uma oração) dar-lhe o exemplo de uma mulher que concebe um bebê, o exemplo era mais ou menos assim.


Bem, quando uma mulher quer engravidar, primeiro decide que quer ter um filho e nesta decisão considera que, mesmo que queira que seja uma menina, há também a possibilidade de que possa ser um menino (ou vice-versa), por isso está ciente disso; depois espera até engravidar, e uma vez que concebe, nesse momento ainda não sabe se é um menino ou uma menina, mas já tem ambas as possibilidades, deve esperar alguns meses para o descobrir e finalmente dar à luz a criança.

Bem, temos o exemplo da Virgem Maria, diz a Escritura: "Deus enviou o anjo Gabriel... a uma Virgem de nome Maria... O anjo disse-lhe: "Vais conceber no teu ventre" (cf. Lc 1:26,27,31).


- Assim, o anjo apresenta-se a Maria que é Virgem, que é pura, porque, como em tempos ouvi na comunidade, para conceber o chamado é também importante ter esta pureza, e como é que sabemos se temos um coração puro?


O meu pai espiritual (Fra Volantino) com uma chave de leitura explica:

"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (cf. Mt 5,8).

"Os retos verão o rosto do Senhor" (cf. Sl 11,7).

Os puros de coração, portanto, são pessoas íntegras, sinceras no desejo de compreender a vontade de Deus. Quando temos esta pureza, ou seja, esta retidão e intenção sincera de descobrir a vontade de Deus, podemos começar a conceber uma vocação.


Uma vez que queremos realmente descobrir a vontade de Deus, devemos considerar que pode ser a vida religiosa ou vida matrimonial, uma vez que concebemos estas possibilidades na nossa mente, então começamos a trabalhar na busca contínua, até descobrirmos o que Deus quer para nós. E é normal que todo este processo seja um pouco "difícil", por vezes doloroso, pois como diz a Escritura, "quando uma mulher está prestes a dar à luz, está triste, porque chegou a sua hora. Mas quando deu à luz a criança, não se lembra da angústia, devido à alegria que sente por ter trazido um homem para o mundo". (Jo 16,21)


Assim, jovens, o que vos pode motivar sempre mais nesse processo para descobrir o que Deus quer de vós é precisamente saber a razão pela qual estão neste mundo; que não nasceram por acaso; que há um plano para o qual foram criados, porém cabe a cada um de vocês descobri-lo. Outra motivação é essa alegria que vem de conhecer e ter a certeza do que Deus quer de vós, pois está escrito "na vossa vontade está a minha alegria" (cf. Sal [118]:16), e ainda porque se queremos entrar no Reino dos Céus, no paraíso, devemos fazer a vontade de Deus, pois Jesus diz: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt 7,21).


Ir. SMA

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page