top of page

A vontade de Deus é um mistério... revelado!



Quando se fala em vocação ou vontade de Deus, existe a tendência a pensar em mistério, em algo que não se pode conhecer claramente. Algumas pessoas afirmam poder intuir ou sentir o chamado, mas nunca chegar a uma certeza. Como diria o nosso fundador, como seres humanos não temos a capacidade de entender tudo de Deus, mas no que toca a salvação, podemos entender tudo. O próprio Senhor, quis que o Seu pensamento ficasse por escrito, deixando-nos o "mapa das Sagradas Escrituras" para que soubéssemos qual estrada seguir. Aliás, não só escrito, mas vivo, dado que o "verbo se fez carne e veio habitar entre nós" (Jo 1,14).


Ele abundantemente derramou sobre nós [a sua graça], com toda a sabedoria e inteligência. Manifestou-nos o mistério da sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra" (Ef 1, 8-10).


Como fez notar alguém, segundo as palavras de São Paulo, o mistério da Sua Vontade foi revelado, reunir tudo em Cristo! Ele é o nosso modelo!


Um dos exercícios espirituais que aconselho ás jovens que acompanho no discernimento é o de ler o Evangelho, meditar sobre a vida de Cristo e ver até que ponto estariam dispostas a fazer o que Ele fez e a viver como Ele viveu. Como disse São José Maria Escrivá: “O amor procura a união, a identificação com a pessoa amada; e, ao unirmo-nos com Cristo, atrair-nos-á a ânsia de secundar a sua vida de entrega, de amor sem medida, de sacrifício até à morte” (Amigos de Deus, n. 236).


Reflete bem sobre isso… até que ponto estás disposto/a a imitar Cristo, “30%, 60%, 100%” (cfr. Mt 13,8)?


Ir. CMC

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page