top of page

Como Deus falou com São Justino



Escreveu São Justino:

Um dia, enquanto me encontrava nestas condições [de impotência], pensei isolar-me em absoluta quietude e “fugir da multidão dos homens”. Fui então para um lugar não muito longe do mar. Eu estava perto daquele lugar, onde tinha proposto ficar sozinho comigo mesmo, quando um homem idoso de idade muito avançada, de aspeto nada desagradável, que inspirava doçura e veneração, me seguia, não muito longe de mim.

Eu virei-me para ele e o olhei, parado na sua frente. Ele disse-me: "Conheces-me?". Eu respondi que não. “Por quê, então - disse ele por sua vez - me estás a olhar assim?”. Eu respondi: “Estou maravilhado que tu estejas no mesmo lugar que eu: nunca esperei, de fato, encontrar homens aqui mesmo” [...].


Então perguntei-lhe: "Quem se poderá tomar como mestre e onde se poderá tirar vantagem, se nem mesmo em homens como estes [filósofos] se encontra a verdade?". E ele: “Há muito tempo, antes mesmo de todos esses supostos filósofos, existiram homens abençoados, justos e amigos de Deus, que falavam por inspiração do Espírito divino e previam o futuro: chamam-se profetas. Esses são os únicos que viram a verdade e a anunciaram aos homens sem hesitação ou consideração por ninguém, e sem serem dominados pela ambição, mas proclamando apenas o que viram e ouviram, inspirados pelo Espírito Santo. Os seus escritos foram-nos transmitidos e quem os lê pode lucrar enormemente com eles, tanto nos princípios quanto no propósito, e em tudo o que o filósofo precisa saber, se acreditar neles.


Na verdade, eles não apresentaram os seus argumentos de forma demonstrativa, pois dão à verdade um testemunho digno de fé e superior a qualquer demonstração: os acontecimentos passados ​​e presentes obrigam a aceitar o que foi dito por meio deles.

Também se mostraram dignos de fé pelos milagres que realizaram, pois glorificaram a Deus Pai, Criador do universo e anunciaram Seu Filho, Cristo que vem Dele [...]. Reza, portanto, para que antes de tudo te sejam abertas as portas da luz: nem todos, de fato, podem perceber e compreender estas verdades, senão como dom de Deus e do seu Cristo”.


Depois de ter dito essas e outras coisas, que agora não convém relatar, ele foi embora exortando-me a não deixá-las cair: nunca mais o vi. No que me diz respeito, um fogo irrompeu instantaneamente na minha alma, fui tomado pelo amor pelos profetas e por aqueles homens que são amigos de Cristo: refletindo para mim mesmo, nos seus discursos, descobri que esta era a única filosofia certa e salvadora".


(SÃO JUSTINO, Diálogo com Trifão III, 1-2; VII, 1 - VIII, 2).

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page