top of page

Como Deus falou a Gedeão?



Ao longo da história e, ainda hoje, vemos um padrão em que as pessoas se distanciam de Deus por causa dos seus pecados. Caímos no sofrimento, rezamos, Deus nos ajuda, mas depois esquecemo-lo ... assim, sofremos, depois rezamos e Deus ajuda-nos novamente. É o que acontece na época de Gedeão, no capítulo 6 do livro dos Juízes. O povo de Israel afastou-se do Senhor, e por isso sofre nas mãos dos Midianitas, que estavam a devastar a terra.


Um anjo de Deus aproximou-se de Gedeão, um homem simples que colhe grãos, e diz-lhe que Deus lhe dará a força para libertar o povo de Israel das mãos dos Midianitas. Mas Gedeão pediu um sinal! Colocou um véu no chão e disse que se de manhã o véu estivesse molhado pelo orvalho enquanto o chão estivesse seco, esse seria o sinal para ele. E assim aconteceu! Porém, Gedeão para resolver as dúvidas que ainda tinha pediu outro sinal, o oposto do dia anterior, que a terra fosse molhada pelo orvalho, mas que o véu estivesse seco. Na manhã seguinte, assim foi! A terra molhada e o véu seco! Com esse sinal Gedeão entende o chamado de Deus e ganha coragem para fazer o que Ele lhe tinha pedido.


Pedir sinais como este não significa tentar Deus; está escrito no livro do profeta Isaías: “Não te basta cansar o meu Deus? O próprio Deus te dará um sinal" (cfr. Is 7,13-14). Portanto, devemos buscar os sinais de Deus com o mesmo método que a palavra de Deus nos ensina. O importante é sermos sinceros com Deus e buscar a Sua vontade!


(Resumo do vídeo vocacional 8.10 com reflexões de frei Volantino Verde)

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page